terça-feira, setembro 25, 2007

"A Rosa de Hiroshima"




Na manhã de 6 de Agosto de 1945, a Força Aérea Americana largou a arma nuclear Little Boy na cidade de Hiroshima (Japão), à qual se seguiu, três dias mais tarde, a detonação da bomba Fat Man sobre Nagasaki. As estimativas do número total de mortos variam entre 100.000 e 220.000, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Mais de 90% dos indivíduos mortos eram civis.

O papel dos bombardeamentos na rendição do Japão, assim como seus efeitos e justificações, foram submetidos a muito debate. Nos E.U.A., o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido. No Japão, o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.

Fonte: Wikipedia

Dica: Ouça "Rosa de Hiroshima", de Vinicius de Morais.Você pode assistir ao vídeo com esta música cantada ao vivo por Ney Matogrosso AQUI

3 comentários:

Anônimo disse...

por favor,
tenho uma duvida e se pudesse me ajudar ficaria muito grata!!
eu qria saber pq deram esse titulo:
"rosa de hiroshima"???
ql o significado da rosa????
obrigada!

-Flor do Campo disse...

Priscila, o nome "rosa" faz uma analogia à imagem produzida no instante em que a bomba atingiu a cidade de Hiroshima, no Japão, no fim da Segunda Guerra.
O poeta enxergou nessa imagem desoladora a figura de uma flor, que ao contrário da aparente "beleza" que possa nos transmitir hoje, é uma rosa sem perfume, sem cor, que traz sofrimento;enfim, que de geração em geração vem trazendo sérios problemas aos habitantes da região.

Pode também se referir a imagem de uma ferida aberta(o que é mais chocante), que se assemelha a uma rosa.

Em suma, foi uma maneira de Vinicius de Morais expressar e o quão terrível fora esse episódio na nossa história, abrindo assim nossos olhos, pra que deixemos a indiferença de lado.

@radicalizeteen disse...

Oi Raquel!
Meu nome também é Raquel ..kkk
Eu adorei o seu Blog, muito informativo e interessante, adorei os artigos sobre astronomia, curiosidades, frases e dicas. Este post sobre a Rosa de Hiroshima foi de muita ajuda em um trabalho de escola...Muito Obrigada e continue assim, sucesso!

http://radicalizeteen.blogspot.com