sábado, setembro 08, 2007

O Estresse, e as conseqüêcias

O estresse não surge apenas de acontecimentos desagradáveis. Acontecimentos positivos, como se casar, começar em um novo emprego, estar grávida ou ganhar uma eleição, também podem nos deixar tensos.

O estresse também não é tão ruim. Na verdade, ele nos protege em muitos casos, preparando o corpo para reagir rapidamente a situações desfavoráveis. Essa resposta de estresse agudo ajudou a manter os seres humanos vivos quando seu ambiente exigia reações físicas rápidas em resposta às ameaças.


Os efeitos do estresse na saúde

  • a pesquisa médica sugere que até 90% de todas as indisposições e doenças estão relacionadas ao estresse, de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças);

  • a prova mostra que o estresse crônico pode baixar a imunidade e deixar as pessoas mais suscetíveis a infecções. De modo contrário, as estratégias de redução do estresse, como meditação, relaxamento e exercícios, mostraram ajudar a reverter esse efeito (por exemplo, aumentando a quantidade de células T que combatem infecções e da substância do bem estar, chamada endorfina, no corpo) e prevenir as doenças;

  • foi comprovado que o estresse contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas e pressão alta. Como resultado dessas descobertas, a maioria dos programas para o coração incorpora controle do estresse e exercícios, e a redução do estresse agora tem um papel bastante importante no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares;

  • os dermatologistas descobriram que muitas condições da pele, como urticária e eczema, estão relacionadas ao estresse;

  • acredita-se que o estresse é uma causa comum de dores e problemas de saúde do dia-a-dia, como dor de cabeça, dor nas costas, dor de estômago, diarréia, insônia e perda do desejo sexual. O estresse também parece estimular o apetite e contribuir para o ganho de peso.
A melhor maneira de diminuir o estresse na sua vida e evitar esses possíveis riscos à saúde é identificar os causadores desse estresse.



Identificando as causas do Estresse

Todos nós nos sentimos estressados por diferentes motivos. Uma situação que faz uma pessoa querer se jogar no precipício pode ser um pequeno obstáculo ou até mesmo um grande desafio para outra. O primeiro passo na superação de seus estressores pessoais, ou indutores do estresse, é identificá-los.
Os estressores geralmente estão nas categorias relacionadas a seguir.

  • Os estressores emocionais, que também podem ser chamados de estressores internos, incluem medos e ansiedades (como preocupações sobre se você será demitido ou se causará uma boa impressão no primeiro encontro), assim como certas características de personalidade (como perfeccionismo, pessimismo, desconfiança ou sensação de impotência ou falta de controle sobre a vida de alguém) que podem distorcer suas idéias ou percepções em relação aos outros. Esses estressores são bastantes pessoais.

  • Os estressores familiares podem incluir mudanças no relacionamento com seu parceiro, problemas financeiros, adolescente rebelde ou síndrome do ninho vazio.

  • Os estressores sociais surgem em nossas interações dentro de nossa comunidade pessoal. Eles podem incluir encontros, festas e discursos em público. Assim como acontece com os estressores emocionais, os estressores sociais são bastante individualizados (você pode adorar falar em público, enquanto seu colega treme só de pensar).

  • Os estressores de mudança são sentimentos de estresse relacionados a qualquer mudança importante em nossas vidas. Eles incluem mudar-se, arranjar um novo emprego ou outro companheiro ou ter um bebê.

  • Os estressores químicos são quaisquer drogas que uma pessoa usa em excesso, como álcool, nicotina, cafeína ou tranqüilizantes.

  • Os estressores do trabalho são causados pelas pressões de bom desempenho no local de trabalho. Eles podem incluir prazos apertados, um chefe imprevisível ou as necessidades intermináveis da família.

  • Os estressores de decisão envolvem o estresse causado pelas tomadas de decisões importantes, como a escolha de uma profissão ou de um companheiro.

  • Os estressores de fobia são aqueles causados por situações das quais você tem muito medo, como andar de avião ou estar em lugares fechados.

  • Os estressores físicos são situações que sobrecarregam o corpo, como trabalhar durante horas seguidas, privar-se de uma alimentação saudável ou ficar em pé o dia inteiro. Eles também podem incluir gravidez, tensão pré-menstrual ou excesso de exercícios.

  • Os estressores de doenças são os resultados de problemas de saúde de curto ou longo prazo. Eles podem causar o estresse (digamos, impedindo que você saia da cama), serem causados pelo estresse (como o aparecimento de herpes) ou serem agravados pelo estresse (como enxaquecas).

  • Os estressores de dor podem incluir dor aguda ou crônica. Assim como os estressores de doenças, os estressores de dor podem causar estresse ou serem agravados por ele.

  • Os estressores ambientais incluem barulho, poluição, falta de espaço ou calor ou frio excessivo.

Usando a lista acima como referência, anote a categoria na qual estão os principais estressores da sua vida. Pode ser que você descubra que alguns de seus estressores estão em mais de uma categoria.
Reveja sua lista de estressores e marque E para cada item que você pode eliminar, R para cada estressor que você pode diminuir e C para cada item que você pode aprender a enfrentar. Para os itens marcados com E ou R, anote qualquer idéia que você tenha sobre como chegar a essas metas (por exemplo, mandar as roupas para a lavanderia ou comprar tampões de ouvido).

Agora que você identificou e organizou seus estressores, é hora de começar a aprender a lidar com eles.

Continua

Nenhum comentário: